sábado, 30 de maio de 2015

Lanço de tainha

Um grande atrativo turístico está passando em branco nas praias de Florianópolis. Trata-se da pesca de rede de arrasto na praia nos meses de maio e junho, época da temporada da tainha. Nesses dois meses, pescadores artesanais vivem em função da pesca da tainha. 

Canoa saindo para largar a rede (Foto: Gilberto Gonçalves)
O espetáculo inicia  quando o vigia dá o sinal que os cardumes estão chegando. É uma grande correria para colocar canoas no mar na tentativa de cercar as tainhas que serão puxadas na rede de arrasto pelos pescadores, moradores, frequentadores e turistas que por ventura estiverem na praia. No final o resultado do “lanço”, quem ajudou a puxar a rede é agraciado com uma os mais tainhas tudo depende do resultado da pesca.
Pescadores, moradores, frequentadores da praia e turistas ajudam a puxar a pesada rede (Foto: Gilberto Gonçalves)
Esse atrativo poderia ser viabilizado pelas agências nos roteiros para Florianópolis nos meses de maio e junho, época em que os hotéis de praia passam por dificuldades para conseguir hóspedes. Com certeza os visitantes irão gostar de conhecer e participar in loco de um lanço de tainha em Florianópolis e degustar uma bela tainha frita ou assada na brasa, em um dos restaurantes de praia da Ilha mais querida do Brasil.

Resultado do lanço realizado na praia do Santinho, no norte da Ilha , cerca de mil tainhas (Foto: Gilberto Gonçalves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário